quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Golpes em Paris

Salut! Hello! Olá! Ça va?

Depois de 6 meses estou de volta para continuar a série de posts iniciada em Junho com #dicasbásicas sobre Paris!

Como eu disse no post anterior, hoje irei falar sobre os golpes que os turistas desavisados sofrem na cidade Luz. Os mais conhecidos são:

- golpe do anel: quando você estiver caminhando, alguém irá apanhar um anel que foi jogado no chão, provavelmente pela mesma pessoa que o jogou, e colocará na sua mão; existem duas possibilidades para esse golpe, ou a pessoa diz que você 'roubou' o anel dela ou te pedirá dinheiro, dizendo que aquele dia é o seu dia de sorte, ou seja, ela não irá chamar a polícia! Se você negar, a confusão está armada! Dica? Se por acaso alguém colocar ''do nada'' um anel na sua mão, o jogue imediatamente no chão e siga seu caminho a passos largos!

- a fita das escadarias da Sacre Coeur, em Montmartre: ao subir pelas escadas principais que levam até a Basilique, o turista se verá cercado, por assim dizer, de pessoas ( na maioria das vezes, imigrantes africanos, com várias fitas coloridas na mão tentando coloca-las em seu pulso. Eles são bem insistentes, então cuidado! Se eles conseguirem colocar a tal fitinha em seu pulso, te cobrarão por ela de maneira agressiva ( verbalmente, claro ). Dica: um sonoro ''Non!!'' ou evitar a escadaria principal ou, em último caso, pegar o bondinho, ao custo de €1.80.

Outro golpe bastante conhecido é o praticado pelas jovens moças da Romênia, que te abordam com um falso pedido de assinatura em apoio à alguma causa; enquanto você assina, distraído, várias outras chegam e te furtam. Elas também atuam nas varandas dos cafés, onde levam de batatas fritas até celulares! Dica: um sonoro ''Non!!'', caso essas meninas com essas falsas petições te abordem!

Se você for ao Trocadéro, cuidado com os camelôs de origem africana, em sua maioria, com os braços abarrotados com torres Eiffel! Antes a abordagem era ''tranquila'', como qualquer outro vendedor ambulante ( sim, eles também existem em Paris! ), mas hoje em dia eles estão mais agressivos e esperam que o turista compre por medo.
Dica: um sonoro ''Non!!!'' caso eles se aproximem de você! Eles serão insistentes!

A prefeitura de polícia de Paris dá alguns conselhos aos turistas, veja:

Nas ruas:

- cuidado com os bolsos das mochilas, fáceis de serem roubados;
- nunca ande com muito dinheiro nos bolsos ou mochilas; leve o essencial para aquele dia de turismo;
-  guarde seus documentos, passaporte, bilhetes do metrô e etc, nos bolsos internos dos casacos ou das bolsas ou em porta-dólares;
- não manipule dinheiro na rua;
- se tentarem furtar sua bolsa, não reaja. você pode se machucar;
- desconfie de todo estranho que se aproximar de você ( não aborde ninguém nas ruas para pedir informações, prefira um local seguro, como o metrô ( os guichês ), lojas, restaurantes e a própria polícia, em último caso.

Nos transportes:

- não deixe suas malas sem vigilância;
- nunca, jamais, deixe alguém passar a catraca com você;
- nunca, jamais, compre tickets do metrô de vendedores ambulantes, você corre o risco de pagar uma salgada multa de cerca de €50 caso seja pego pela fiscalização da RATP!

Nos restaurantes:

- não deixe sua carteira no casaco que ficará no vestiário;
- não deixe sua carteira no casaco pendurado em sua cadeira;
- não deixe seu celular e/ou carteira visível na mesa do café, especialmente se você estiver nas mesas do lado de fora. Deixe tudo em seus bolsos da calça!

Se você for vítima de agressão:

- grite e adentre o café ou loja mais próximo e peça para chamar a polícia!

Se você for roubado:

- vá até a delegacia mais próxima prestar queixa.

Aconselho você, turista, a evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores, como a Châtelet e Montparnasse-Bienvenue, especialmente a noite e se você não está habituado ao metrô parisiense, bem como sair com o passaporte; saia sempre com uma cópia!

Segue o site da Préfecture de Police de Paris para consulta:

http://www.prefecturedepolice.paris/




À tout à l'heure!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário