domingo, 27 de dezembro de 2015

Quantos €€€ eu devo levar para minha viagem à Paris?

Salut! Hello! Olá! Ça va?

Pois bem, passagem comprada, hostel reservado, malas quase prontas ... mas, quanto eu devo levar para gastar? Isso é uma pergunta super comum à quem vai a Paris pela primeira vez, já a resposta será sempre a mesma; depende! Que tipo de turista você será? O museu-freak? O gastronômico? Ou o tipo mochileiro? Ou ainda o tipo ostentação? Eu confesso que já fui todos, mas o que mais me agradou foi o tipo mochileiro. Não necessariamente um mochileiro precisa ser aquele que viaja pedindo carona ou trocando serviços por uma cama para dormir. Eu adoro ficar hospedado em hostels para qualquer país/cidade que eu visite, mesmo dentro do Brasil; isso já colabora para com o espírito de mochileiro. O meu hostel favorito em Paris, ao qual eu fiz um post sobre e que você pode ler clicando no link abaixo, é o St Christopher's Canal, no 19ème arrondissement:

 http://enroutetoparis.blogspot.com.br/2015/12/o-melhor-albergue-de-paris.html

 Não é apenas um hostel, e sim um hostel-boutique, que é nada mais que um albergue com alguns luxos dignos de hotéis 5 estrelas! Nova moda mundo afora! Dito isso, vamos aos valores, de fato:

O governo francês pede que um turista tenha 65€ por dia ( fora hospedagem ) para gastos com alimentação e transporte enquanto em solo francês. Acho esse valor bastante adequado, mas talvez um pouco demais caso você seja o tipo de viajante mochileiro, onde qualquer centavo vale ouro! Levando em consideração, claro, que Paris é a cidade mais cara da França e a segunda mais cara de toda a Europa. Nem todos os hotéis oferecem café da manhã incluso na diária, mas os hostels, sim, o que já uma enorme economia. Os hotéis cobram, em média, 15€ por pessoa por dia para o café da manhã; com esse valor você almoça com uma ''formule'', fórmula em francês, que é a junção de entrada+prato principal+sobremesa ou prato principal+sobremesa.
Com 45€ por dia você passará tranquilo seu dia em Paris ( excluindo transporte e ''shopping'' ) divididos em:

- 15€ para almoço
- 15€ para jantar
- 15€ para uma entrada para um museu, monumento e etc ( as entradas variam de 8€ a 14,50€ )

No câmbio de hoje, 45€ equivale a R$202,50 sendo 1€ = R$4,50 ( em Recife ). Assim sendo, se você quiser passar 15 dias em Paris, tempo suficiente para visitar os monumentos, passear com calma e desfrutar do ''savoir vivre'' francês, você precisará de 675€ ou R$3.307,50 ( excluindo acomodação e transporte ). Um valor muito aceitável sendo Paris cara do jeito que é!
Se você resolver trazer o valor que o governo pede, você precisará de 975€ ou R$4.378,50. Claro que com esse valor você teria uma liberdade infinitamente maior, mas nada demais. Vir a Paris requer planejamento e mais planejamento. Sempre!
Fora esse valor, você precisará se deslocar na cidade. Clica no link abaixo e leia o post sobre deslocamentos em Paris que eu fiz:

http://enroutetoparis.blogspot.com.br/2015/06/como-andar-dentro-de-paris.html

Na época que fiz esse post, a RATP, a empresa que gere o transporte público em Paris, não tinha feito a ''dezonagem'' do seu passe 'Navigo'; um cartão ( carte ) que permite que você utilize o transporte público em Paris ( metro, RER, tramways e bus ), agora, ilimitadamente por semana ou por mês ao valor de 21,25€ por semana para todas as zonas, 1-5 ( inclui Versailles e EuroDisney ) ou 70€ por mês, para todas as zonas, 1-5. Uma maravilha!!
Ou seja, para duas semanas, o turista irá gastar 47,50€ ( 5€ para fazer o cartão ) e poderá andar despreocupado por Paris em qualquer meio de transporte.

A passagem, em média, entre Brasil-França custa, desde Recife, via TAP Portugal, R$3.000. Caso você opte por ficar hospedado no hostel que eu citei, o St Christopher's Canal, por 15 dias, 14 noites, você irá gastar 350€, levando em consideração uma diária média de 25€.

Logo, em €€€, você precisaria para passar 15 dias na Cidade Luz, 1.025€ = R$4.612,50 no câmbio de hoje, 27/12 a 1€ = R$4,50. Somando isso a sua passagem, R$7.612,50. Ótimo, não?

Curta meu canal do YouTube, onde há vídeos sobre Paris:

https://www.youtube.com/channel/UCjsKCQJVU-zfn01RKuiN3Zw/videos


                                             Os valores do Navigo


 À tout à l'heure!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário